Moradores de Nova Iorque comemoram os novos investimentos

Obras em Nova Iorque (Foto: Jorge Ribeiro)

Os moradores da cidade de Nova Iorque e dos povoados da região estão comemorando a nova fase em que vive a comunidade com a construção da nova ponte e a entrega da Praça Central, no município. A comitiva do Governo do Maranhão, liderada pelo vice-governador Carlos Brandão e o secretário da Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto foram recebidos, neste sábado (10), com muita festa pela população.

A primeira parada foi na Praça Central de Nova Iorque, que recebeu serviços de revitalização em todo o espaço. O espaço é uma das opções mais utilizadas pela comunidade para a prática de esporte e lazer. Com quadra, academia e brinquedos para as crianças, a ponte é agora um cartão postal para a cidade.Mariane Silva, moradora de Nova Iorque, disse que a reforma da praça melhorou o ambiente da cidade.
“Melhorou a estética da cidade que ficou bem mais bonita. A praça está toda reformada. A tarde as pessoas estão praticando esporte, temos aula de zumba, academia na praça de eventos, além de uma quadra”, disse.A comitiva seguiu para a Ponte do Pontão, que liga a sede do município com vinte e cinco povoados.

Cicerina Maria mora ao lado da ponte, e acompanhou todas as etapas dos serviços até a entrega. A obra era aguardada há décadas por toda a comunidade. “Eu moro em frente a obra, está todo mundo alegre! Só o Flávio Dino para fazer, isso era tudo o que a gente precisava”, disse emocionada. Isolados da única cidade para abastecer os povoados, os moradores precisavam fazer uma rota maior, já que a ponte estava desativada. “Antes, aqui tinha uma feirinha e hoje não tem mais, porque os carros não podiam passar. Agora com a ponte vai voltar tudo, vai ser tudo de bom para quem mora aqui”, comemora.

Dona Cicerina também relembra os momentos difíceis que já presenciou durante o inverno. “Era muito difícil, as pessoas passavam de canoa quando o riacho enchia. Eu já tive muita dificuldade para ir para ir até a cidade. Também vi vários acidentes, pessoas caindo de moto da ponte porque ninguém conseguia passar”, conta.

Na solenidade, o vice-governador destacou a importância de mais um equipamento público que vai fazer toda a diferença na rotina dos moradores. “Essa ponte eu chamo de sonho. É uma obra diferenciada, e eu fico muito orgulhoso de ver que o Governo do Maranhão está realizando isso, obras que são o sonho da comunidade e agora ela pode ver isso de perto, é uma realidade”, destacou.

O secretário da Sinfra, Clayton Noleto, fez um balanço das obras entregues em Nova Iorque. “Direito de ir e vir, escoamento da produção e acesso aos serviços públicos. O governo Flávio Dino  mostra a sensibilidade com as necessidades da população. Temos realizado investimento em todas as regiões”, disse.

O secretário ainda destacou que, em breve, o Governo também vai realizar mais uma entrega na região, com a conclusão da MA-270 que liga Sucupira do Norte até Pastos Bons.

Ponte do Pontão

Ponte do Pontão (Foto: Jorge Ribeiro)

Todos os moradores têm uma história para contar sobre as dificuldades vividas antes da construção da ponte. Evangelista Moura, motorista, conta o antes e o depois com a entrega da obra. “Antes era uma dificuldade para passar. Agora ficou excelente, a ponte deu vida para o povo, principalmente quem mora no interior”, disse.

“Hoje temos uma ponte que é uma beleza! É um sonho para todos nós. Mudou tudo, quem morava nos povoados ia para São João dos Patos, mas agora a gente vai direto para Nova Iorque, é muito rápido”, enfatiza.

Emanoel Pereira, morador de Nova Iorque. Já Belcina Carvalho agradece emocionada pela conquista da obra que beneficia a todas as famílias. “Temos que agradecer ao governador Flávio Dino. Eu mesma sofri um acidente na antiga ponte. Acompanhei esse sofrimento por quarenta anos, mas hoje é um sonho realizado”, comemora.

O Governo investiu mais de R$ 3 milhões na construção da nova ponte. São mais de 75 metros de comprimento, e 10 metros de largura, que garantem agora, a segurança na trafegabilidade dos moradores de toda a região. Antes da construção da ponte, os moradores percorriam um trajeto de 78 quilômetros, e que agora diminuiu para apenas 8 quilômetros, trazendo mais comodidade para todas as famílias.