07/06 18:02

Escolas Dignas em comunidades quilombolas representam garantia de direitos

Comunidades quilombolas de Turilândia e Guimarães foram beneficiadas (Foto: Divulgação)

Comunidades quilombolas de Turilândia e Guimarães foram beneficiadas (Foto: Divulgação)

Respeitar e garantir diretos fundamentais como o acesso à educação pública de qualidade. Esse é um dos objetivos do Programa Escola Digna, instituído pelo Governo do Estado que, só na última semana, entregou duas unidades escolares modernas e equipadas a comunidades quilombolas de Turilândia (povoado Turi Mirim) e em Guimarães (quilombo Damásio).

Gilberto de Jesus Bispo Martins, que nasceu e cresceu em Damásio, hoje é professor de Ciências e Matemática do CE Rosalino de Lima Martins, unidade construída pelo Governo do Estado.

“Essa escola está hoje aqui não só pela luta dos atuais membros da comunidade, mas principalmente pelos mártires que daqui já se foram, como meus avós e outras pessoas que estiveram aqui, que quando fundaram essa comunidade elencaram três objetivos: um era a questão da moradia, outro era a questão da produção agrícola e agrária, e outra era a educação para coroar tudo. Essa aqui foi mais uma das metas colocadas lá atrás por nossos avós e hoje temos o prazer de vir aqui trabalhar nessa escola que foi uma luta deles”, revelou.

O Centro de Ensino atenderá cerca de 186 estudantes da Educação Infantil e Fundamental, nos turnos matutino e vespertino. A obra recebeu investimento da ordem de R$ 1.197.235,74, que contemplou quatro salas de aula, sala de informática, cozinha, banheiros feminino e masculino, diretoria, secretaria e pátio.

Escola Digna Quilombo Damásio (Foto: Divulgação)

Escola Digna Quilombo Damásio (Foto: Divulgação)

No mesmo dia, o Governo do Estado entregou à comunidade quilombola Turi Mirim, localizada entre os rios Turiaçu e Turi, a Escola Municipal Bibiano Ribeiro. “Me sinto feliz e honrada por ter ganhado a escola e meus filhos terem local para estudar e serem respeitados por todos”, disparou Maria José Guedes é estudante e mãe de dois alunos.

A EM Bibiano Ribeiro atende 28 alunos de 1° ao 9°ano do Ensino Fundamental, possui duas salas de aula, banheiros para pessoas com deficiência, pátio, secretaria, cozinha completa e poço para abastecimento da escola e comunidade. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 347.109,31 na construção e equipamentos para a unidade escolar. “Esse é um governo que nos respeita. Nosso agradecimento ao governador Flávio Dino que olhou por nós. Sabemos que muito mais ainda virá para o nosso povo”, Bernerval Ferreira, presidente da Associação Quilombola da comunidade.

“Isso aqui é um sonho. Sabemos que dentro dessa escola nossas crianças, que são o futuro do país, vão ter muitos sonhos realizados. Aqui a aprendizagem será melhor, a interação. É tudo ótimo”, destacou Deusirene Sampaio, gestora da escola.

Contatos

contatos

Endereço:

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Ed. Clodomir Milet, 3º andar, Calhau

CEP: 65051-200 – São Luís-MA

Fones: (98) 3218-8055 / 3218-8044
Fax: (98) 3218-8037

Localização

localização

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget