“Com planejamento e trabalho conseguimos ter um bom acervo de obras”, afirma secretário Clayton Noleto

Mais Asfalto Vias Urbanas está com obras em 61 municípios maranhenses, segundo Clayton Noleto. (Foto: Divulgação)

O ano começou com muitas ações do Governo do Maranhão em andamento e diversas obras previstas para serem inauguradas em 2019. O Programa Mais Asfalto Vias Urbanas, por exemplo, está com obras em 61 municípios maranhenses. Em quatro anos foram mais de 3.000 km requalificados entre rodovias e vias urbanas, declarou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, durante entrevista, nesta terça-feira (5), ao programa Ponto a Ponto, na Rádio Assembleia Online, sob o comando da jornalista Maria Regina Teles.

Clayton Noleto destacou que o trabalho do governador Flávio Dino, nos últimos quatro anos no Maranhão, foi de investimento em todas as áreas para beneficiar a população. O secretário disse que as ações têm sido executadas sempre com planejamento, para que os recursos públicos sejam aplicados de forma correta, evitando desperdícios.

“Com planejamento e trabalho conseguimos ter um bom acervo de obras que ajudou o Maranhão a gerar mais emprego e renda. O governador Flávio Dino quer imprimir esse modelo, para que esse segundo mandato seja ainda melhor. Nós estamos empenhados para que esse resultado seja realizado com sucesso” comentou.

Planejamento

Dentro do planejamento estratégico da gestão estadual, Clayton Noleto enfatizou que as equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) estão alinhadas e que já definiram as ações de trabalho para serem executadas esse ano. A manutenção e conservação de estradas e estruturas prediais, além da entrega de grandes obras estratégicas, como as rodovias maranhenses, fazem parte das duas vertentes da secretaria. A exemplo disso, Noleto citou a entrega realizada recentemente, da MA-315 que liga Barreirinhas até a cidade de Paulino Neves e comentou sobre algumas das obras que estão em andamento.

“Temos uma das rodovias mais lindas do Brasil, a MA-315 é primeira ecorrodovia no Maranhão e foi entregue no último mês. Uma obra muito aguardada por toda a população. Também estamos atuando em outras regiões, com trabalhos de pavimentação na rodovia que liga Amarante até Sítio Novo (MA-275), Barra do Corda a São Raimundo do Doca Bezerra (BR-222) e na Região dos Lençóis, estamos com serviços em Santo Amaro até Primeira Cruz (MA-320). Esses são alguns exemplos de obras espalhadas em várias regiões do Maranhão”, enfatizou.

Mais Asfalto

Embora a conservação e o melhoramento de vias urbanas seja uma responsabilidade das Prefeituras, o Governo do Estado, com um perfil municipalista, tem dado auxílio aos municípios com o Programa Mais Asfalto. Durante a entrevista, Clayton Noleto, também, acentuou os mais de 3.000 km já alcançados no primeiro mandato com as obras em rodovias e vias urbanas e como a chegada da pavimentação tem mudado a realidade dos municípios maranhenses.

“Nós fizemos visitas em todas as regiões do Maranhão e pudemos ver o antes e o depois das cidades. O programa hoje é dividido em 11 regionais e nossa engenharia faz uma verificação do que precisa ser feito em cada local. Roço, capina, recapeamento e implantação, vamos atuando em várias frentes de acordo com cada necessidade”, comentou.

O secretário comentou sobre as ações feitas na área da educação, que em parceria com a Secretaria de Educação, tem feito intervenções no âmbito do Programa Escola Digna, transformando a realidade dos alunos e professores. Além disso, a Sinfra tem atuado no melhoramento de prédios da rede estadual, na instalação de unidades de Centro de Ensino Integral, ampliação e melhoramento da Uema e a implantação do Iema.

Todas as obras são executadas pela Sinfra, que tem atuado em obras de lazer público como a construção, reforma e melhoramento de praças e parques; na saúde com a construção de hospitais; e com obras na área da segurança.