Grande Ilha encerra 2018 com todas as rodovias requalificadas

Rodovias estaduais da Grande São Luís receberam obras de manutenção e recuperação. (Foto: Divulgação)

As cidades de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar fazem parte do conjunto de municípios que compõem a Grande Ilha, na região Norte do Estado. Juntas, as quatro cidades são interligadas pelas MA’s 201, 202, 203 e 204.

Com o intenso fluxo de mais de 1,5 milhão de pessoas que transitam diariamente entre as cidades, e a visita de turistas que chegam de diversas partes para conhecer a região, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), realizou um pacote de obras investindo, somente em 2018, um valor superior a R$ 12 milhões, em todas as rodovias que interligam a capital maranhense.

Um dos trabalhos mais recentes, na Grande Ilha, aconteceu na MA-203, onde a via recebeu pavimentação asfáltica do retorno Alphaville até a Raposa; e está em fase de licitação o processo para sinalização deste trecho rodoviário e dos demais.

Marineusa Araújo trabalha há 8 anos em uma unidade de ensino e faz parte da sua rotina pegar um ônibus todo dia na Vila Itamar. Consequentemente, ela precisa passar diariamente pela MA-203, uma das rodovias beneficiadas recentemente com os serviços de melhoramento. “O ônibus não demora tanto, agora é mais rápido. Quando chovia tinha muita poça de lama na rodovia. Hoje, está muito melhor”, disse.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, as ações na região melhoraram significativamente a mobilidade e dão mais segurança para quem trafega. “Hoje, estamos com todas as rodovias da Grande Ilha requalificadas, e em vários trechos temos iluminação de Led, além das obras de sinalização em andamento. Estamos trabalhando uma série de ações não só na Grande Ilha, como também em todo o Maranhão. Desde 2015, temos um trabalho consistente para melhorar, gradativamente, a malha viária do Estado”, disse Clayton Noleto.

Trabalhos

Foram realizados serviços de drenagem na MA-201 (Estrada de Ribamar), com desobstrução de pontos de drenagem; abertura da calha do Rio Paciência, aprofundamento do leito; recapeamento asfáltico completo da MA-201, sinalização, canteiro central com o disciplinamento e regularização do trânsito. Todas estas ações mudaram a realidade do tráfego de veículos no local. O mesmo trabalho também foi feito na MA-202 (Estrada da Maioba).

Outra ação na MA-201 foi a instalação da galeria na ‘Barrigudeira’, para facilitar o escoamento da água em períodos de chuvas intensas que atingem a rodovia. Já a construção da Ponte da Juçara fazendo a conexão entre a Estrada de Ribamar e a Estrada da Maioba trouxe significativas mudanças na rotina dos moradores. Atualmente, as equipes da Sinfra trabalham na construção de mais dois retornos de quadra em frente ao Pátio Norte, na MA-201, além da colocação de semáforos e o reforço da sinalização.

Iluminação

A iluminação também foi outro avanço, o Governo do Estado trocou as lâmpadas incandescentes, que consomem mais energia, por lâmpadas de LED, ao longo de vários trechos das rodovias que cortam a Grande Ilha. Além de facilitar a visibilidade, a iluminação de LED é mais eficiente e econômica. Com o investimento de R$ 2,8 milhões, a substituição da iluminação trouxe mais comodidade para quem trabalha na região.

Alex Costa Carvalho, de 27 anos, vende milho ao lado de um posto de gasolina na MA-201. Ele conta que sai por volta das 19h do trabalho e que a nova iluminação contribui para melhorar a trafegabilidade da região. “Facilita muito o dia a dia da nossa vida. Está funcionando bem e agilizou o tráfego”, reitera o vendedor. Ele também elogiou as demais intervenções do governo na região da Forquilha: “Antes era muito engarrafado, muito cheio de buracos e agora melhorou e muito”, completa o vendedor.

Balanço

Desde 2015, foram mais de R$ 39 milhões investidos nas rodovias que cortam a Grande Ilha, com obras que melhoraram o tráfego dos veículos. Mais de 300 quilômetros, ao longo dos últimos três anos receberam intervenções da Sinfra e deram novas condições de trafegabilidade pelas rodovias.