Construção de ponte no Rio Balsas facilitará a mobilidade de pessoas e mercadorias no sul do Maranhão

Ponte que o Governo do Maranhão constrói no Rio Balsas, no sul do Maranhão. (Foto: Jackson Silva)

As obras de construção de ponte no Rio Balsas, que o Governo do Estado realizada no município de Simbaíba, no sul do Maranhão, estão adiantadas com cerca de 60% dos serviços concluídos. A ponte, com 60 metros de extensão e 13 metros de largura, facilitará a mobilidade a diversos municípios, entre os quais São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, Balsas, Tasso Fragoso, Mirador e até ao estado do Piauí. No campo econômico, um dos principais benefícios será a facilidade que a obra proporcionará ao transporte de grãos produzidos em larga escala na região.

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 13 milhões para melhorar a mobilidade e dar mais qualidade de vida aos moradores de Sambaíba. A ponte, construída por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), vai gerar impacto direto na vida dos moradores e na economia regional.

A moradora Eulina Pereira disse que, todos os dias, acorda cedo e atravessa o Rio Balsas, em embarcações, para ir ao trabalho em Trizidela. Segundo ela, parte do salário dela é gasto com a travessia, o que compromete a renda familiar. “Aqui nós estamos ilhados. Só temos essa balsa para atravessar o rio e fica caro para os trabalhadores atravessarem. A gente está muito agradecida pela construção dessa ponte, que para nós é a melhor coisa que poderia ter acontecido”, afirma ela que é trabalhadora de serviços gerais.

A estrutura para a cobertura da laje e os pilares estão praticamente concluídos e, nos próximos 20 dias, deve começar a concretagem. A estimativa de término é para o fim deste ano. “O Governo do Estado está investindo mais de R$ 1 bilhão em obras que favorecem a mobilidade urbana, o que inclui construção de pontes e rodovias que tiram comunidades do isolamento, interligam regiões e favorecem a economia melhorando a vida das pessoas”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto. “Esse é o foco do governo Flávio Dino”, frisou.

A aposentada Maria Aparecida dos Santos acredita que a iniciativa vai ajudar no desenvolvimento dos municípios e povoados menores que, atualmente, dependem das cidades polos. “Além da gente pagar caro, tem que ter hora para sair. Com essa ponte vamos  ter mais liberdade para transitar e isso vai movimentar as cidades e vamos ter mais condições de desenvolvimento também”, avalia.

O Governo do Estado está, também, pavimentando outras estradas no interior do estado, como a MA-272 (entre Barra do Corda e Fernando Falcão), MA-278 (entre Barão do Grajaú e São Francisco do Maranhão), MA-012 (de São Raimundo Doca Bezerra ao ent. BR-226), MA-034 (entre Passagem Franca e São João dos Patos e MA -034 (nos trechos entre 034 Buriti Bravo ao Povoado Brejo de São Félix e de Buriti Bravo a Café Buriti). A iniciativa tem como objetivo garantir a integração entre as regiões Sul, Centro e o Sertão Maranhense.